logo-branco-rodape.png

Endereço: Estrada do Tindiba, 332, sala 301
Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2425-1960 – 2425-2950

linkedin.png
instagram-logo-color-512.png
facebook-icone-icon.png
Search
  • Venses Technology.

Inteligência Artificial e Segurança Eletrônica



O que é AI ou Inteligência Artificial? Como conceituado:


A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. (SANTOS, 2019)


Geralmente o máximo que sabemos sobre o tema, se refere aos filmes que assistimos neste segmento, como AI ou Robôs, não é mesmo? Pois bem, Inteligência Artificial é muito mais que isso com certeza!


Imaginem vocês que uma máquina possa discernir entre o certo e o errado, ou reconhecer um roubo a banco no instante que ele se inicia? Isso seria o futuro para a segurança pública e privada, porém ainda temos muito pela frente, mesmo com todo o trabalho realizado até agora por cientistas renomados.


A Inteligência Artificial (AI) teve seu início de pesquisa durante a segunda guerra mundial, os cientistas que iniciaram essa pesquisa são: Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy.

Este ramo de pesquisa trouxe à tona muitas especulações, afinal tornar máquinas inteligentes não afetaria de alguma forma a relação entre o que é humano e o que, não é?

Mais a verdade é que não podemos nos basear em filmes, Inteligência Artificial tem muito mais meios de nos ajudar, do que nos prejudicar, já que a ideia aqui é facilitar nossas vidas e tornar algumas experiências e equipamentos mais precisos.


Estes mecanismos que a AI nos oferece podem alavancar todas as indústrias, já que tornar um produto efetivamente independente e preciso, é o sonho de qualquer organização, a tecnologia pode sempre auxiliar nas estratégias de criação de serviço ou produto, imagina se começasse a ler comportamentos. É mesmo impressionante imaginar um mundo tão futurista e não estamos longe disso.


De acordo com um estudo realizado pela consultoria Accenture, a implantação dessa tecnologia poderá estimular o crescimento econômico de países desenvolvidos em até 18 anos. Além disso, a pesquisa destaca que o impacto da IA nas empresas poderá aumentar a produtividade em até 40%, pois reduzirá o número de anos necessários para que os países dobrem o tamanho de suas economias. (GOCIL,2018)


A expectativa é grande ainda mais para o mercado de segurança eletrônica, porém por se tratar de máquinas, ainda tem muito desafio pela frente, como um ser humano jovem, a AI precisa aprender, este aprendizado depende de muito trabalho, algoritmos e pesquisas, em um post recente, Martin Gren, co-fundador da Axis Communications , disse: "Memória, poder de processamento e consumo de energia são os maiores desafios da IA, especialmente para aplicações de aprendizado profundo. (SecureWeek,2019)


Temos muito trabalho pela frente e precisamos manter a cabeça aberta, já que essa tecnologia promete mudar a forma como nos relacionamos com as máquinas.

Uma excelente semana para todos vocês


Mirian Lima

Editora do blog da Venses technology.


Referências Bibliográficas:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Inteligência Artificial"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm>. Acesso em 28 de maio de 2019.

http://www.gocil.com.br/inteligencia-artificial-na-seguranca/

https://www.secureweek.com/2019/05/15/por-que-la-ia-podria-ser-un-desafio-para-los-integradores-de-sistemas/

19 views